Sobre professores..

Nos dias de hoje, o professor é, muitas vezes, uma pessoa que ganha pra fingir que sabe mais do que você.

Na verdade existem os “tipos” de professor..

Desde os professores que sabe bem o que falam;
Passando por professores que aparentam saber, mas não consegue passar nada;
Chegando até aqueles professores que não conseguem nem aparentar que sabem…

Professor… Já viu a origem da palavra?

“Professor” vem do latin, significa: autoridade, expert.

Professor é aquele que professa, que sabe, que tem certeza e por isso está lá, para ensinar! É praticamente um “dono da verdade”.. num é brincadeira não.. Pena que ninguém disse isso a eles. Quem dera todos os professores tivessem um mínimo de orgulho pela profissão, e responsabilidade por estar instruindo tanta gente…

Talvez o problema maior nem seja o professor, mas a pessoa que contrata o professor. Eles levam em consideração só o currículo do indivíduo? Alguém já ouviu falar de DIDÁTICA? É o mínimo que um professor tem que ter!

Tenho uma professora na faculdade que fala (em português claro) MUITA MERDA durante a aula. A aula dela é, na verdade, é pegar o material de aula e ler (isso mesmo, LER a aula) na frente dos alunos. Cá entre nós, eu sei ler… Se for pra ter aula assim me dêem o material e deixem eu estudar em casa… Para quê vou gastar tempo e dinheiro me transportando até lá pra ficar ouvindo a professora lendo os textos pra mim?!

Daí vc pode me responder: “ah, mas ela tira as dúvidas quando você pergunta“..rsrs

O MÍNIMO que ela poderia fazer, seria tirar as dúvidas.. Mas infelizmente nem pra isso ela serve… Quando um aluno pergunta ela não entende a pergunta, responde superficialmente, e após uma longa discussão ela solta um arrogante “Aaaah… Mas isso é ÓOOBVIO!!!!”.

Outro caso horrível que eu me lembro é de quando estudei no SENAI… A professora de programação conseguir criar 34 odiadores de programação (isso em uma sala com 36 alunos). Eu lembro que ela chegou a DAR A RESPOSTA DA PROVA para alguns alunos que estavam prestes a reprovar.. Não acredita? Ela fez isso porque o SENAI tem um sistema de qualidade, e os professores são avaliados pelas notas de seus alunos. Se ela deixasse todo mundo tirar nota baixa quem ia dançar era ela mesma… E como ela não sabia ensinar, ela fingia não ver que alguns estavam colando, e para quem perguntasse ela dava a resposta quase que discaradamente..

– “Professora, esqueci o nome desse comando.. a sra não pode dar uma dica?

– “O nome desse comando é X, você sabe disso, você estava na aula”

Daí era só escrever o X na resposta e entregar.. E o que aprendemos com isso? Bem, no cartão de aniversário dela, lembro que o pessoal estava escrevendo algumas frases legais pra entregar (como faziam para todos os professores no dia do aniversário), mas eu lembro que no cartão dessa professora um amigo meu escreveu “Obrigado professora, você nos ensinou a ser auto-didatas!”.

Se tem uma coisa que eu aprendi na escola, é que os professores tem muito o que aprender.

E pra concluir deixo vocês com Gabriel, o Pensador, na música Estudo Errado:

Deixe um comentário

