Palestra de Içami Tiba

Gosto do assunto da educação no Brasil e no mundo..  Acabei de ver no Youtube uma palestra de Içami Tiba, autor do Best Seller Quem Ama, Educa!. Fiz algumas anotações durante a palestra, e gostaria de compartilhá-las aqui. Lembrando, claro, são apenas minhas anotações superficiais, se quiser algo mais concreto, veja você mesmo o vídeo da palestra no youtube.

OBS. Neste post vou fazer um teste “animando” o texto com emoticons, apenas para experimentar..

Vamos as anotações:

  • Estamos na era do conhecimento – isso já deveria ser mais do que conhecido por todos.. 
  • Não adianta agente reclamar, temos que aproveitar os que querem trabalhar.. 
  • Não adianta chegar em casa, a partir de hoje e começar a impor “quarda o brinquedo agora” para a criança. Existe um prazo para se aprender as coisas. E não estou falando do prazo: “Vou contar até três!… Um!… Dois!…”, não, nao é esse prazo..  É necessário dar a ordem, e não adianta perder a calma, apenas aplicar uma punição no caso do não cumprimento da ordem..  Uma semana sem determinado divertimento é uma eternidade para a criança..  Mas ela terá outra chance de ser educada semana que vem.. 
  • A fraqueza do forte amor da mae, muitas vezes “proteje” a criança da autoridade do pai..  Isso é ruim..  A criança não terá respeito, logo não poderá ser educada.. 
  • A criança pede  “dinheiro pra comprar lanche” e volta com figurinhas..  O que aconteceu? Desvio de verba!  E não é brincadeira, imaginem o que essa criança vai fazer o com o dinheiro quando crescer, caso não aprenda a administrar..  Como punição ela deve levar lanche de casa durante uma semana, e semana que vem terá outra chance de administrar seu dinheiro.. 
  • Não guardar o brinquedo é não terminar a brincadeira. Ninguém pode fazer apenas o que for de sua vontade. Por exemplo, se você nao se limpa apos usar o banheiro , faz apenas sua vontade e vai embora, você sai de bunda suja.  Não podemos educar nossas crianças para serem uns “bunda sujas”. Não podemos deixar que façam apenas suas vontades.. 
  • Desobediencia tem punição (castigo), e nao violencia ou ameaças.
  • Devemos saber conversar. A mulher fala mais ou menos 6 mil palavras por dia, o homem fala mais ou menos 3 mil palavras por dia. O homem chega querendo recuperar do coma, vem a mulher “oi bem, como foi seu dia?…  o homem quer morrer com essa pergunta.. . Conversa de pai com o filho é “E ae filho! Tudo jóia? Algum problema? Intão blz”. Uma conversa profunda de 1 minuto.

Estes foram alguns tópicos que eu me interesse e anotei. Mas recomento altamente que assitam o vídeo da palestra no youtube..  Está muito mais completo e ele explica melhor as soluções para uma boa educação.

OK? Qualquer coisa fiquem a vontade para comentar abaixo.

Abraços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s