Cesariana, solução ou problema?

“Parto normal dói muito, é melhor cesariana”, já ouvi esse tipo de depoimento de mulheres, e quem sou eu pra discordar? O problema é que já ouvi também de mulheres que nunca fizeram nenhum tipo de parto. Mas há um consenso de que a cesariana é muito melhor, porque, afinal, não dói. Tem vantagem maior que um parto sem dor? É resposta é: Sim, e cuidado ao pensar que é “sem dor”.

Conheço uma mulher que teve seu primeiro filho com parto normal e o segundo com cesariana. Ela disse que a cesariana não dói na hora, mas uns 15 anos depois, ela ainda sentia dores nos cortes às vezes. Alguns poderiam alegar que foi “mal feito”, por que não? Mas quis citar apenas para mostrar que há controversas na questão de ser agradável em função da dor.

Talvez algo mais interessante de se saber seja o que saiu em um artigo¹ da revista Super Interessante, intitulado Por que o Brasil é campeão mundial de cesarianas?, onde Clauda Carmello explica como alguns médicos preferem influenciar as mulheres a fazer cesariana, dizendo ter inúmeras vantagens, mas na verdade é para benefício do próprio médico.

Segundo o artigo:

Há consenso de que o parto normal é menos arriscado para a mãe e o bebê do que uma cesárea, recomendada só quando há complicações. Palavra do Ministério da Saúde e até da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Entenda que a idéia aqui não é defender a abolição a Cesariana. Ela pode, e deve, ser recomendada em alguns casos específicos. Ouvi um depoimento sobre uma mulher de 16 anos que fez o parto normal e quase perdeu o filho por que teve problemas de pressão. Em um artigo² da revista Crescer, Mônica Brandão explica:

A medida da pressão arterial é um dos exames mais importantes do pré-natal. A gestante que apresenta várias vezes a pressão mais elevada do que antes da gravidez, ou que sempre teve pressão alta, inspira cuidados.

Para evitar os problemas de pressão existem os cuidados básicos, como alimentação e exercícios. E, claro, acompanhar regularmente a medida de sua pressão.

Mas acasos à parte, em uma breve busca na web, encontrei um artigo³ de uma Doula – Acompanhantes de parto profissionais – intitulado 50 Motivos para evitar uma cesariana desnecessária, entre eles há grandes riscos de lesões tanto para a mãe quanto para o bebê, um grande risco de morte para a mãe, e um enorme risco de morte para o bebê (10 vezes maior).

E o que o médico ganha se a paciente optar pela cesariana? Ele ganha paz, pois se algo der errado é mais fácil ele se defender na justiça caso se trate de uma cesárea, pois é sabido que com a cesárea os riscos são maiores. Além disso, no parto normal o médico pode perder um dia inteiro com a paciente, algumas vão ao médico várias vezes acreditando que o parto vai ocorrer, mas ele demora mais alguns dias. Já na cesárea, o médico faz uma rápida cirurgia de uma hora.

O artigo da Super Interessante ainda cita que:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até criou novas normas para as maternidades, visando diminuir as cesáreas desnecessárias.

Infelizmente essa ainda não foi a solução definitiva, o mínimo que podemos fazer para ajudar é divulgar essas informações. :)

REFERENCIAS

1 – SUPER INTERESSANTE. Por que o Brasil é campeão mundial de cesarianas? Edição 259 – Dez 2008. Pág.54

2 – CRESCER. Eclâmpsia: a pressão antes e durante a gravidezhttp://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1877-10544,00.html

3 – 50 Motivos para evitar uma cesariana desnecessária.  http://sobcesaria.blogspot.com/2006/12/50-motivos-para-evitar-uma-cirurgia.html

Veja também os resultados da pesquisa no google por morte por parto normal e cesariana, leia os títulos das páginas e tire suas conclusões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s