Sobre os títulos

Antes de mais nada, gostaria de destacar que falo aqui da minha área de conhecimento, informática e tecnologia, para outras áreas outros autores podem analisar e dizer se o que digo aqui se aplica.

Nesse texto quero falar sobre os títulos que se recebe ao estudar. Títulos como Bacharel ou Mestre. Provavelmente alguém já falou o que estou prestes a dizer, mas por desconhecê-lo ou não lembrá-lo, vou falar tudo novamente.

Já é do conhecimento, em especial dos portadores destes títulos, que estes títulos não significam nada. Uma pessoa estuda durante o tempo necessário, decora o que é necessário para passar nos exames, e recebe o título como se tivesse efetivamente aprendido o conteúdo do curso. Vamos chamar este “profissional” de profissional GoHorse¹.

Mas as empresas precisam de um parâmetro para contratar um profissional, e estes títulos muitas vezes parecem ser o único parâmetro existente. Claro, muitas empresas já perceberam a enganação que são estes títulos, e aplicam seus próprios testes, ou avaliam o indivíduo em uma conversa (entrevista).

Entretanto, em algumas empresas, notavelmente no corpo docente de uma instituição de ensino, é obrigatório um número mínimo de graduados. Por que? É possível, até provável, que um profissional que ame a matéria de cálculo e não tenha graduação tenha mais conhecimento da matéria que um graduado GoHorse. Claro, uma empresa poderá argumentar que o objetivo não é contratar graduados GoHorse, e sim os profissionais de qualidade, mas por que então excluir os não graduados como se fosse impossível eles saberem mais que os graduados?

Note que sou graduado, e tenho colegas graduados, e tenho, portanto, os parâmetros para afirmar que muitos não graduados sabem mais que muitos graduados.

Espero, com esse texto, ajudar a chegarmos ao fim do preconceito contra os não graduados em benefício de graduados GoHorse.

[1] – http://flashlicious.com.br/extreme-go-horse-process-xgh/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s