Mestrado: Primeira temporada, episódio 01

Estou iniciando o mestrado em Engenharia de Transportes, na usp, vou trabalhar em um projeto de veículo autônomo, na parte de programação, e pensei: “Por que não postar pequenos textos no blog, para canalizar as idéias, e depois desenvolver a monografia?”.

Então vamos começar com a análise do “estado da arte” (termo bonito para “como andam as pesquisas nessa área”).

O site Inovação Tecnológica¹ é, sem dúvida, a maior fonte de artigos em português sobre veículos autônomos (entre outros). Por um lado eu já começo com muitas referências para usar, e por outro lado eu tenho referências demais de uma única fonte, preciso explorar melhor outras.

Um artigo² de 2008 mostra que pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da USP estão avaliando um protótipo de Transporte Público Individualizado (não podia ser “Individual”?) – sigla TPI. Há protótipos deste veículo nos EUA, Europa (qual país?) e Japão. Olhando a foto parece um “fura-fila individual” – já se isso é positivo ou não, ainda não sei.

Algo a se pensar é que, se for muito caro, as pessoas vão preferir o próprio carro ou um taxi. Se for acessível, as pessoas vão tentar se espremer dentro de cada um destes no horário de pico (falo do Brasil, que eu conheço).

É necessário muito estudo antes de pensar em se implantar algo assim. O artigo ainda diz que um sistema similar (chamado ULTRa) está sendo implantado em um aeroporto de Londres (onde os usuários são bem diferentes dos do Brasil). O artigo também reconhece que a capacidade de atendimento do TPI seria menor que a do ônibus, portanto não seria um substituto.

Eu pretendia fazer um resumo das referências que tenho, mas para um post de blog, já atingiu um tamanho razoável, então vou fazer uma análise de artigo por post.

Abraços!

LINKS

  1. http://www.inovacaotecnologica.com.br/
  2. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-sem-motorista-comeca-a-ser-avaliado-em-sao-paulo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s