Resumo sobre Estatuto do Nascituro: “bolsa estupro”?

Primeiramente, as definições:

Art. 1º Esta lei dispõe sobre normas de proteção ao nascituro.
Art. 2º Nascituro é o ser humano concebido, mas ainda não nascido.
Parágrafo único. O conceito de nascituro inclui os seres humanos concebidos ainda que “in vitro”, mesmo antes da transferência para o útero da mulher

E o vídeo sensacionalista (de humor), do canal Desce a Letra, que me levou a ler sobre isso:

O UOL Notícias fez uma reportagem bastante completa, antes de vomitar opiniões, vale ler.

Ainda outra reportagem feita pela Veja (essa sempre teve um pouco menos meu respeito, mas ainda levo em conta) tem a chamada:

Os tarados pela morte inventaram que “Estatuto do Nascituro” é “Bolsa Estupro”. É uma mentira asquerosa criada pelos exterminadores de fetos

As informações me parecem contradizentes.

Eu tentei, então, ir direto à fonte, que aparentemente, segundo a veja, é este link. E, pra minha surpresa é um texto relativamente pequeno. E, ainda para minha surpresa, não tem quase nada de tudo que li nas notícias anteriores.

Isso me faz pensar que estão interpretando coisas demais, ou a veja passou o link errado :) Mas depois reparei que há anexos no projeto de lei, e estes eu ainda não li, e parei por aqui, porque já está virando trabalho de jornalista, que eu não sou, e eu tenho trabalho do mestrado pra terminar, nem devia estar investindo meu tempo aqui… XD

A conclusão que fica é: ao contrário do que gostaríamos, esse assunto não é tão simples para se tratar decentemente em um resumo, e em breves pesquisas online.

minha opinião de merda sobre isso tudo é que o Brasil tem leis demais, usa-se exageradamente de burocracia quando o simples bom senso (que apesar de eu gostar de Descartes, tenho dificuldade em acreditar que seja tão bem distribuído) deveria ser o bastante para se decidir os melhores caminhos.

REFERENCIAS

[1] – http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/05/comissao-da-camara-aprova-estatuto-do-nascituro-que-preve-beneficio-para-feto-fruto-de-estupro.htm

[2] – http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-tarados-pela-morte-inventaram-que-estatuto-do-nascituro-e-bolsa-estupro-e-uma-mentira-asquerosa-criada-pelos-exterminadores-de-fetos/

Deixe um comentário

