Apple ID: não use conta do exterior

apple id

Antes de qualquer coisa, para não me posicionar na guerra dos smartphones, eu devo dizer que trabalho com tecnologia, e me sinto na obrigação de ter uma amostra dos dois sistemas mais populares existentes: Android e iOS.

A armadilha (não proposital)

Quando a App Store da Apple abriu por aqui, ela não vendia jogos. E com isso vários sites postaram tutoriais mostrando como criar conta na App Store dos EUA ou Argentina.

Depois de um tempo os jogos passaram a ser vendidos por aqui, mas eu continuei com minha conta nos EUA, achando que não tinha nada de mais. Até que, um belo dia, ao entrar com um novo gift card para colocar créditos, fui informado que meu Apple ID estava bloqueado (ou um termo parecido).

Imaginei que poderia ter comprado um gift card roubado. Ao perguntar a procedência do produto, o vendedor me enviou a foto do cartão original, o que não prova que não foi roubado, mas fazer o quê? O fato era que meu Apple ID estava bloqueado. E já estava na hora de eu corrigir minha conta para o endereço brasileiro mesmo.

Consequências de ter o Apple ID bloqueado

Meus aplicativos e livros continuaram comigo, eu só não podia fazer novas aquisições na App Store (nem mesmo de aplicativos gratuitos), e nem atualizar os aplicativos.

Meus dados (Pages, Reminders, Fotos, etc) sincronizados na iCloud também continuavam lá, e sincronizando sem problemas.

Entretanto eu não quis esperar pra ver se tudo continuaria assim, e também eu queria fazer novas aquisições e atualizar meus aplicativos.

Preparativos para mudar para a conta brasileira

Fiz o backup no PC pelo iTunes, com o cuidado de não sincronizar os aplicativos, para não correr o risco de serem apagados devido a conta bloqueada (vai saber). Copiei meus documentos do Pages para o PC via iTunes, tirei fotos (printscreen) da tela para lembrar quais aplicativos tinha, enfim, um monte de precauções que felizmente se demonstraram desnecessárias, mas que eu faria tudo de novo igual pra garantir :)

Como eu teria que comprar meus aplicativos novamente, já comprei pelo iTunes, usando a conta brasileira, na esperança de que, ao mudar, o sistema verificasse que eu já tinha os aplicativos, e mantivesse tudo no lugar, sem apagar configurações ou bagunçar qualquer coisa. Ainda bem que os aplicativos da Apple custam geralmente 1 ou 2 dólares :)

Tomadas todas as precauções, desconectei a conta americana (Settings->”iTunes & App Stores”), e conectei com a conta brasileira. Note que o iTunes ficou fora do processo, apenas usei para backup sem sincronizar aplicativos.

Resultados

Imaginei que os aplicativos iriam se autodestruir. Entretanto ficaram todos lá onde estavam, mesmo os que eu não comprei com a conta brasileira \o/ E os novos aplicativos eu passei a baixar pela conta brasileira.

Entretanto, se eu quiser atualizar um aplicativo que foi baixado com a conta americana, preciso excluí-lo e baixá-lo com a conta brasileira. Ruim? Não achei, pois só o que eu quiser atualizar eu precisarei baixar de novo. Meu medo era ser obrigado a baixar tudo de novo de uma vez, e perder as configurações e dados salvos dos aplicativos.

O iBooks, ao abrir, me informou que estava sincronizado com meu ID americano, e perguntou se eu queria sincronizar com o ID brasileiro. Respondi que não, pois ele provavelmente iria apagar meus livro comprados e ainda não lidos.

iCloud

Ao desconectar sua conta do iCloud, o sistema pergunta se você quer manter os dados dos aplicativos no iPod/iPhone/iPad. Os únicos dados que serão necessáriamente apagados do dispositivo são os documentos (do Pages, Keynote, e qualquer outro sincronizado via iCloud), e o “Photo Stream”, que é como se apagasse um álbum, as fotos locais permanecem. Dados como do Calendar ou Notes você pode pedir pra manter quando o sistema perguntar.

Enfim

Acabou sendo um processo muito tranquilo. Na medida do possível vou excluindo os aplicativos, e baixando com a conta brasileira, ainda tenho medo que os comprados com a conta americana possam se autodestruir após algum tempo (além de eu não conseguir atualizá-los enquanto não baixar com a conta brasileira).

Qualquer novidade, eu atualizo aqui. E fique a vontade para deixar seu comentário abaixo!

 —

>> Veja outras postagens sobre Apple

Deixe um comentário

