Memória expansível, só que não

microsd-card-image

Estou planejando fazer alguns projetos com celulares Android, e comprei um Motorola Razr D3. Ele veio com um cartão micro-sd de 4GB, comprei com a intenção de expandir, e daí vieram as descobertas:

  • Limite de tamanho: O máximo suportado por esse aparelho é 32GB, o que eu achei particularmente frustrante, porque eu realmente comprei o celular pensando já no cartão de 64GB… Mas quem mandou não pesquisar melhor antes…
  • Limite de velocidade: Já que eu estava limitado a 32GB, ao menos peguei um classe 10, de alta velocidade. Mas quem disse que funciona? Não sei qual classe de cartão é o máximo suportado (as especificações não informam), mas o que veio com esse celular é classe 4, então vou me limitar a comprar um cartão de 32GB classe 4, e ser o mais feliz que puder com isso.

Esse cartão classe 10 é original, comprado em loja séria (agora não lembro se foi Submarino ou Americanas), mas falha ao copiar uns 7GB de arquivos pela USB direto no celular. Com o leitor de cartão, em um PC, funciona bem. E em um Samsung Galaxy 2 de um colega, também funcionou bem. Apenas no meu Razr D3 ocorre “cartão corrompido” (MALDITA CORRUPÇÃO!), fica pedindo pra formatar, o que não acontece com cartões classe 4.

Como tira teima: o mesmo ocorreu no Razr D3 de um camarada.

É isso, espero ter ajudado para que outros não passem a mesma frustração que eu.

update: não sei se por causa de muitos testes no Razr D3, o cartão pifou de vez, e não lê mais nem no PC… XD

Deixe um comentário

