Malditos créditos obrigatórios

obrigatorio

Na USP, falando em particular do mestrado, existem os tais créditos obrigatórios, que significa que você tem uma quantidade mínima de matérias a cumprir para poder se formar. Por um lado, é legal haver a liberdade de escolha das matérias. Por outro lado, se tratando de um mestrado onde o principal é a pesquisa científica, exigir que se cumpram matérias apenas pra atingir um “número mínimo” de matérias/créditos acaba atrapalhando mais do que ajudando, na minha opinião de merda.

A ideia, provavelmente, seria que o aluno adquirisse o mínimo de conhecimento da área na qual vai se formar mestre. Entretanto, não só as matérias não garantem esse conhecimento, e não só é cobrado um número excessivo de matérias (oito, se não me engano), como isso acaba atrapalhando a pesquisa, em si.

Se o que se está pesquisando é uma área nova ou recente de conhecimento, dificilmente haverá uma matéria a respeito. Imagine oito. O resultado é que se cursam oito matérias o mais próximo possível da área de interesse, mas de matérias que não há como aproveitar no projeto. Mesmo porque, enquanto se está cursando as matérias, em especial se você também trabalha, não há tempo para o projeto em si, que acaba sendo deixado para depois das matérias.

Agora que estou começando o projeto, sinto que deveria ter feito outras matérias, mas se tivesse começado o projeto antes das matérias não atingiria o mínimo de matérias necessário para a qualificação, e seria desligado do programa de mestrado.

Resultado: somos obrigados a cursar matérias mesmo que não sirvam pra nada, fingir que isso não foi um tempo gasto e ainda terminar o projeto em tempo.

Não sei como funciona o mestrado em outras universidades, provavelmente funciona igual a graduação, o que é muito pior… Se “obrigatório” é bom ou útil é discutível para cada situação, mas não é uma vida que vale a pena ser vivida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s