Ciência industrial

Já reparou que existem, ao menos, duas ciências no mundo? A saber: a ciência que busca a verdade, e a “ciência industrial”.

A ciência que busca a verdade é descrita por Descartes no Discurso do Método Para Bem Conduzir a Razão e Procurar a Verdade nas Ciências (ou apenas Discurso do Método).

A ciência industrial seria a pseudo-ciência desenvolvida nas universidades, e publicada nas “revistas científicas” pagas, geralmente dos EUA, com pseudo-foco em divulgação do conhecimento, e real foco em engrandecer o autor e ganhar pontos na industria científica – ao que me parece, na maior parte das vezes.

O que achei mais fantástico, foi confirmar que isso não é de hoje. O próprio Descartes critica, nas Regras Para Direção do Espírito:

julgaram indigno de um homem letrado confessar que ignorava alguma coisa, habituaram-se de tal modo a adornar as suas falsas razões que, insensivelmente, acabaram por a si próprios se persuadirem e as tomarem como verdadeiras

Julgam tão vergonhoso admitir que não tem certeza, que dizem ter certeza de tudo (mesmo do que apenas suspeitam ser verdade).

E é simples de entender, na verdade, como ele próprio diz no Discurso do Método:

graças a Deus não me sentia de maneira alguma numa condição que me obrigasse a converter a ciência num ofício

Infelizmente, hoje talvez mais que antigamente, a grande maioria dos cientistas se vê na obrigação de converter a ciência num ofício, em uma ciência industrial, de tirar dinheiro dela, e, consequentemente, de não focar no real e belo objetivo da ciência: a busca da verdade.

LINKS

Anúncios

2 comentários sobre “Ciência industrial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s