Primeiro contato com Processamento de Imagens

Brincando no MATLAB pra conferir as possibilidades de aplicação de processamento de imagens no meu projeto de mestrado.

Tirei umas fotos de ruas com o celular, e a primeira brincadeira foi com essa:

Ex01

Ex01-cluster2

De três imagens geradas, essa acima foi a mais interessante, porque ficaram em destaque os carros. Isso me fez pensar que o algoritmo usado, de alguma forma, poderia ser capaz de detectar carros. Mais tarde entendi que essa imagem está destacando a cor azul, e por não haver carro fosco na foto, e por ser meio dia, os carros estão simplesmente refletindo o azul do céu… XD As partes mais escuras são objetos que não refletem nada, como o asfalto e algumas árvores.

Outra foto que gerou um resultado interessante foi essa:

rua3rua3-yellow

Nesse momento que percebi que os três resultados são RGB (Red, Green, Blue – Vermelho, Verde e Amarelo) das fotos, e aqui também foi quanto eu entendi a foto anterior (do azul dos carros).

A beleza desse amarelo destacado me fez pensar nas aplicações possíveis para algo assim… Um detector de obstáculos? De faixas? De qualquer coisa amarela? Mas o que poderia ter amarelo na rua e que eu não gostaria de ver como obstáculo?

cet02

cet02_

Pois é, se o amarelo for visto como um obstáculo, o carro ficaria parado nos cruzamentos da Paulista… XD

Pra um primeiro contato, foi divertido. Ainda estou tentando pensar em alguma aplicação útil pra isso… eu realmente me impressionei com o destaque do amarelo…

Deixe um comentário

