Brincando com RGB no MATLAB

Na postagem anterior (se eu não me perder nas constantes reorganizações das postagens agendadas), falei sobre meu “Primeiro contato com Processamento de Imagens”. E quero mostrar só um pouco mais da brincadeira que fiz pra entender o funcionamento…

Eis o código para ler uma imagem e mostrar seus três canais (canais? acho que é esse o nome).

img = imread('myimg')
imshow(img) % imagem original
imshow(img(:,:,1))
imshow(img(:,:,2))
imshow(img(:,:,3))

O que acontece aqui é que vemos três imagens em tons de cinza, e isso me deixou muito confuso de início. Mas após perguntar no stackexchange pesquisar, entendi que os tons de cinza são referentes aos tons daquela única cor! O primeiro para vermelho, o segundo para verde, e o terceiro para azul (referentes ao RGB).

Ficou muito claro ao fazer o teste com essa imagem:

rgb

E ver os resultados:

r

g

b

:)

Acho que isso tem um potencial bacana, só não me vem nada à mente sobre onde aplicar no momento…

Deixe um comentário

